Gravura feat. Fotografia

Gravura é a arte de converter ou transformar uma superfície plana em uma matriz, um ponto inicial para a reprodução dessa imagem, através de diversas técnicas e materiais. O material dessa matriz pode variar e é também ele que vai determinar o tipo de gravura que está sendo executada.

Existem vários tipos de gravuras e a mais antiga delas é a xilogravura e os seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana, a matriz geralmente é madeira as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão(com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

O Santo Antônio e o Dragão - Bosse - aproximadamente 1500

O Santo Antônio e o Dragão – Bosse – aproximadamente 1500

 A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As      matrizes pode ser placas de cobre, zinco ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel.

Em 1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impresões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Esta técnica parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técninca também necessita de uma prensa para transferir par ao papel a imagem gravada na pedra.

Gravura egípcia em pedra

Gravura egípcia em pedra

Embora existam registros de trabalhos utilizando stencil na China, no século VIII, a serigrafia começa a ser aplicada mais freqüentemente por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas descritas acima, também a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o papel.

Serigrafia

Serigrafia

Entre o final do século XIV e começo do século XV começa a xilogravura, antes do final do século XV a água-forte já é uma técnica desenvolvida.Em 1440 a primeira Bíblia foi impressa, a Bíblia de Gutenberg, em seguida foram sendo publicados diversos livros, a ciência se aproprio rapidamente dessa técnica para começar a catalogar e difundir seus conhecimentos, em 1485 foi impresso o primeiro tratado de botânica e em 1493 foi feito o primeiro catálogo de botânica. A partir daí a gravura começa a  transmitir informações nunca antes transmitidas, chegou a lugares longínquos do berço da informação. Rapidamente essa nova forma de transmitir informações ajudou a impulsionar o Renascimento e Barroco.

Biblia de Gutenberg

Biblia de Gutenberg

 A fotografia chegou revolucionando a técnica de transmissão de informação e copia. A invenção da imagem fotográfica foi a grande revolucionária da comunicação e trouxe uma maior compreensão da diferença entre informação visual e expressão visual. O artista começa a enxergar uma composição não mais como uma copia, e começa a procurar dentro de si as próprias imagens a serem criadas. A fotografia trouxe conhecimento da beleza tal como ela era tão procurada nas composições artísticas durante os último 4 séculos, e assim começou um nova maneira de pensar como imagem, a fotografia era a reprodução fiel do que se tentava reproduzir. As manifestações gráficas junto a fotografia foram elementos essenciais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, técnicas primordiais no crescimento da humanidade.

Deixe um comentário